Vespa Racing Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vespa Racing Portugal


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  WWW.VESPARACINGPORTUGAL.BLOGSPOT.PTWWW.VESPARACINGPORTUGAL.BLOGSPOT.PT  

 

 problema grave

Ir para baixo 
+5
carlosmichel
Horus
jpenedo gt60
laranjateam
Gommon
9 participantes
AutorMensagem
Gommon

Gommon


Mensagens : 331
Data de inscrição : 11/01/2009
Localização : Odivelas - LX

problema grave Empty
MensagemAssunto: problema grave   problema grave Icon_minitimeTer 02 Fev 2010, 21:00

Boas malta.

Depois de ter "afinado" mais uns pozinhos no meu motor 50S, e montado tudo certinho no lugar, surgiu-me um problema grave.

A minha vespa "come" os escateis do volante magnético. Ja vou com 5 escateis e ela simplesmente parte-os ao meu depois de 2 segundos a trabalhar ao relentim.

O sintoma é o seguinte:
-ponho escatel novo no lugar e na posicao correcta
-coloco o volante magnetico com o rasco certo com o escatel
-empurro e ele entra perfeitamente e roda livremente ja sicronizado com a cambota.
-ponho a anilha + porca e ajusto o prato. (continua a rodar livremente)
-ponho a trabalhar, 2 / 3 segundos depois da um rater e para.
-retiro o volante magnetico e o escatel esta partido ao meio (metade fica na cambota, outra metade vem atras na ranhuma do volante.


Que se passa? Ando embruxado ou estou a fazer algo de errado?

Possiveis anomalias que ja verifiquei:
-os parafusos que apertam o prato nao roçam no prato por dentro
-o escatel é da medida indicada e nao fica com folgas ao entrar.
-a parte electrica sendo de uma PK electronica, poderia ter uma altura diferente, mas nao tem.


POr favor ajudem-me... senao eu deito fogo a moto...


Cumps.
Gonçalo confused
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeTer 02 Fev 2010, 23:56

Gommon escreveu:
Boas malta.

Depois de ter "afinado" mais uns pozinhos no meu motor 50S, e montado tudo certinho no lugar, surgiu-me um problema grave.

A minha vespa "come" os escateis do volante magnético. Ja vou com 5 escateis e ela simplesmente parte-os ao meu depois de 2 segundos a trabalhar ao relentim.

O sintoma é o seguinte:
-ponho escatel novo no lugar e na posicao correcta
-coloco o volante magnetico com o rasco certo com o escatel
-empurro e ele entra perfeitamente e roda livremente ja sicronizado com a cambota.
-ponho a anilha + porca e ajusto o prato. (continua a rodar livremente)
-ponho a trabalhar, 2 / 3 segundos depois da um rater e para.
-retiro o volante magnetico e o escatel esta partido ao meio (metade fica na cambota, outra metade vem atras na ranhuma do volante.


Que se passa? Ando embruxado ou estou a fazer algo de errado?

Possiveis anomalias que ja verifiquei:
-os parafusos que apertam o prato nao roçam no prato por dentro
-o escatel é da medida indicada e nao fica com folgas ao entrar.
-a parte electrica sendo de uma PK electronica, poderia ter uma altura diferente, mas nao tem.


POr favor ajudem-me... senao eu deito fogo a moto...


Cumps.
Gonçalo confused

Boas,vou tentar ajudar-te.

1º-verifica sem escatel a conicidade (ajuste ) entre o volante e a cambota, costuma-se utilizar azul da prucia se não está correcto afina-o com carborundum.
2º- verifica se ao montares o volante, o topo do cone da cambota não sai demasiado e ao apertares a porca, faz batente no topo da cambota e não aperta o volante.
3ºverifica o ponto do motor, pode estar descomandado, o que origina a partir os escateis.(Pistola de ponto). O prato pode estar no sítio certo se houver anomalias nas bobines ou no pikup (que tambem é uma bobine) pode descomandar o motor.
Boa sorte com o trabalho.
Cumprimentos:Laranja Sleep
Boa sorte com o trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 00:06

Só há um senão eu aqui a torrar as pestanas a tentar ajudar-te e tu a dormir, não há direito.
Tens uma penalização de quatro minutos. lol! lol! lol!










study study study Á! desculpa não estamos em corrida. Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 03:37

Então Gonsalo ainda a dormir Very Happy Smile
Eu aqui á espera do prognostico e tu nada, vá lá são 3h e 30 minutos está na hora lol!
Ir para o topo Ir para baixo
jpenedo gt60

jpenedo gt60


Mensagens : 65
Data de inscrição : 03/05/2008
Idade : 45
Localização : Cabeço Verde

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 12:54

laranjateam escreveu:
Gommon escreveu:
Boas malta.

Depois de ter "afinado" mais uns pozinhos no meu motor 50S, e montado tudo certinho no lugar, surgiu-me um problema grave.

A minha vespa "come" os escateis do volante magnético. Ja vou com 5 escateis e ela simplesmente parte-os ao meu depois de 2 segundos a trabalhar ao relentim.

O sintoma é o seguinte:
-ponho escatel novo no lugar e na posicao correcta
-coloco o volante magnetico com o rasco certo com o escatel
-empurro e ele entra perfeitamente e roda livremente ja sicronizado com a cambota.
-ponho a anilha + porca e ajusto o prato. (continua a rodar livremente)
-ponho a trabalhar, 2 / 3 segundos depois da um rater e para.
-retiro o volante magnetico e o escatel esta partido ao meio (metade fica na cambota, outra metade vem atras na ranhuma do volante.


Que se passa? Ando embruxado ou estou a fazer algo de errado?

Possiveis anomalias que ja verifiquei:
-os parafusos que apertam o prato nao roçam no prato por dentro
-o escatel é da medida indicada e nao fica com folgas ao entrar.
-a parte electrica sendo de uma PK electronica, poderia ter uma altura diferente, mas nao tem.


POr favor ajudem-me... senao eu deito fogo a moto...


Cumps.
Gonçalo confused

Boas,vou tentar ajudar-te.

1º-verifica sem escatel a conicidade (ajuste ) entre o volante e a cambota, costuma-se utilizar azul da prucia se não está correcto afina-o com carborundum.
2º- verifica se ao montares o volante, o topo do cone da cambota não sai demasiado e ao apertares a porca, faz batente no topo da cambota e não aperta o volante.
3ºverifica o ponto do motor, pode estar descomandado, o que origina a partir os escateis.(Pistola de ponto). O prato pode estar no sítio certo se houver anomalias nas bobines ou no pikup (que tambem é uma bobine) pode descomandar o motor.
Boa sorte com o trabalho.
Cumprimentos:Laranja Sleep
Boa sorte com o trabalho

Amigo Valente esqueceste-te de um pequeno grande premonor. QUALIDADE DO MATERIAL
Comigo já me aconteceu isso com alguns motores, posso dizer ke foi num px com um polini 177 mais uns pozinhos, no meu pk 125 mais uns pozinhos e tb num 50s mas com um tacho grande, aaquilo era um tal de dereter escatéis ke era obra, e tudo por causa do material, escatéis de origem teem uma fraca qualidade, resolvi e revolvo esses prablemas com um escatél de dt.

Saudações vespistas
Ir para o topo Ir para baixo
Horus

Horus


Mensagens : 109
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 59
Localização : Sintra

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 16:55

Na segunda corrida que fiz com a minha 150 Sprint (em Abrantes) tive + ou - o mesmo tipo de problema.
Na semana anterior à corrida armei-me em esperto e foi ver se adiantava o ponto. Acontece que pertei mal o prato e quando a pus a trabalhar, passado pouco tempo decapitou-me o escatel. vi-me aflito a ver que não podia ir correr mas lá me desenrrasquei com escateis novos.
Quando o 1º escatel saltou abriu uma boca no veio da cambota e ficou com uma "unha" de fora. durante a corrida estava de 20 em 20 minutos a apertar o prato no sitio, não chegou a partir escateis mas descomandava a máquina.

Será que não tens 1 "unha" de fora no veio da cambota?

farao
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 18:29

Amigo Valente esqueceste-te de um pequeno grande premonor. QUALIDADE DO MATERIAL
Comigo já me aconteceu isso com alguns motores, posso dizer ke foi num px com um polini 177 mais uns pozinhos, no meu pk 125 mais uns pozinhos e tb num 50s mas com um tacho grande, aaquilo era um tal de dereter escatéis ke era obra, e tudo por causa do material, escatéis de origem teem uma fraca qualidade, resolvi e revolvo esses prablemas com um escatél de dt.

Saudações vespistas[/quote]

Qual a explicação?
Tenho alguns motores bravos a funcionar sem escatel, os volantes não mechem.
Se o Gonsalo tiver em atenção os três pontos que lhe mencionei garanto-te que o volante não se arma em decapitor. study
Ir para o topo Ir para baixo
carlosmichel

carlosmichel


Mensagens : 59
Data de inscrição : 03/03/2008
Idade : 48
Localização : moita

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 18:56

se eu gosto de ouvir estes homens falarem (escreverem) é que assim eu vou aprendendo lol! lol! geek
Ir para o topo Ir para baixo
jocha




Mensagens : 91
Data de inscrição : 26/11/2008
Idade : 60
Localização : abrantes

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 21:46

Os kart's nao usam "cavaletes" ou escateis como alguns lhe chamam e os volantes nao mexem. E olha que fazem bem mais rotaçoes que as vespas. Estou a falar de alguns 100 e125 a dois tempos. Como diz o amigo valente e muito bem o problema nao esta nos cavaletes.
Ir para o topo Ir para baixo
Gommon

Gommon


Mensagens : 331
Data de inscrição : 11/01/2009
Localização : Odivelas - LX

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQua 03 Fev 2010, 23:21

Boas pessoal.

Antes de mais muito obrigado pela adesao a ajudar... fico feliz por saber que cada vez mais este forum esta a ganhar forma!

Sinceramente ontem quando me fui deitar "todo lixado" pensei que ng me iria ajudar... enganei-me redondamente porque vcs aqui estao!

Penso que ja descobri o problema...
Hoje, e antes de ver estas mensagens, puz-me debruçado sobre o assunto e fiz o que o Laranja disse, retirei tudo e coloquei de novo no lugar.. sem escatel. E surgiu-me alguns "defeitos" que passo a inumerar:

1º Verifiquei que o escatel era grande para a ranhura da cambota, penso que o indicado será um dia.10x3.7 e nao um dia.10x5 que me tinham vendido dizendo que era para a vespa 50S.
Ficando o prato mal apoiado no cone e ficando empenado.... (nao se nota, mas olhando mais atentamente pelo lado da rosca, via-se diferença entre o lado do escatel e o lado oposto).

2º ao colocar de novo a parte das bobines no interior vi que o prato nao apoiava bem nos 3 pontos pq como tinha acrescentado aluminio (para aumentar a admissao) no lado de dentro, esqueci-me de desbastar bem aquela zona.. fazendo com que o prato ficasse meio "enjambrado"..

3º Depois de arranjar isto tudo, voltei a colocar o prato e o volante +/- no ponto e sem escatel...

apertei e loilá! ela trabalha e puxa bem.....


Hehehe... e sem escatel. Quem diria??

Bem, isto é para que tenham em atencao quando vao comprar peças e montem, se essas peças sao as mais adequadas e se estao a monta-las na posicao certa.


Obrigado a todos e espero que este post sirva para mais alguem aprender alguma coisa.

Abraços a todos... afro
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQui 04 Fev 2010, 02:59

Gonçalo fizes-te a grande façanha do século a vespa também trabalha sem moscatel, parabéns. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
jpenedo gt60

jpenedo gt60


Mensagens : 65
Data de inscrição : 03/05/2008
Idade : 45
Localização : Cabeço Verde

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeQui 04 Fev 2010, 15:28

laranjateam escreveu:
Gonçalo fizes-te a grande façanha do século a vespa também trabalha sem moscatel, parabéns. lol!

Ena ena, mais uma que aprendi, dito por uns entendidos na matéria que as vespa tambem trabalham sem "moscatel, cavalete ou mesmo escatel" tenho de por a minha a trabalhar tambem. Quando voltar ao activo vou fazer essa esperiencia e verificar o meu volante e a cambota.
Mais uma que aprendi hoje.
lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Saudações vespistas
Ir para o topo Ir para baixo
jocha




Mensagens : 91
Data de inscrição : 26/11/2008
Idade : 60
Localização : abrantes

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSex 05 Fev 2010, 00:22

Amigo jorge! penso que ja te tinha dito em conversas privadas; mas se nao aqui fica: A 64 fez as 3h de abrantes sem 'moscatel'. o escatel do volante estava destruido e como tal nao dava pra meter o cavalete. o volante foi metido na cambota com po de giz como fazem nos karts apertado e nao se queixou, atè deu pra ganhar a prova! (Nao sei como chamam ao rasgo no volante porque isso eu conheço como escatel. foi assim que me ensinaram na escola.)
Ir para o topo Ir para baixo
jpenedo gt60

jpenedo gt60


Mensagens : 65
Data de inscrição : 03/05/2008
Idade : 45
Localização : Cabeço Verde

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSex 05 Fev 2010, 16:47

jocha escreveu:
Amigo jorge! penso que ja te tinha dito em conversas privadas; mas se nao aqui fica: A 64 fez as 3h de abrantes sem 'moscatel'. o escatel do volante estava destruido e como tal nao dava pra meter o cavalete. o volante foi metido na cambota com po de giz como fazem nos karts apertado e nao se queixou, atè deu pra ganhar a prova! (Nao sei como chamam ao rasgo no volante porque isso eu conheço como escatel. foi assim que me ensinaram na escola.)

Jocha agora acredito ke sim mas ñ era do meu conhecimento sempre pensei que o motor descomandava, mas pelos vistos ñ.
um dia quando voltar ao trabalho vou fazer o teste no meu pk125.
scratch scratch scratch scratch scratch scratch

Saudações Vespistas
Ir para o topo Ir para baixo
Gommon

Gommon


Mensagens : 331
Data de inscrição : 11/01/2009
Localização : Odivelas - LX

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSex 05 Fev 2010, 21:20

jocha escreveu:
Amigo jorge! penso que ja te tinha dito em conversas privadas; mas se nao aqui fica: A 64 fez as 3h de abrantes sem 'moscatel'. o escatel do volante estava destruido e como tal nao dava pra meter o cavalete. o volante foi metido na cambota com po de giz como fazem nos karts apertado e nao se queixou, atè deu pra ganhar a prova! (Nao sei como chamam ao rasgo no volante porque isso eu conheço como escatel. foi assim que me ensinaram na escola.)

Foi assim que aprendeste e aprendeste bem... è esse mesmo o nome

Escatel ou chaveta

Existem em:
-DIN 6885 (rectangular)
-DIN 6888 (em semi-arco, utilizado nas vespas e outras motos)


CUmps
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSex 05 Fev 2010, 22:03

Mau mau mau, Parece que o ensino em Portugal está um bocado desfasado.
Na minha escola, os rasgos no volante eram os escateis, e a máquina que os executava chamava-se escatelador (eu tive o prazer de trabalhar com uma). O suplemento de travamento chamava-se cavalete ( o paralelipipedo) e o rampeado com saliencia de top chamava-se chaveta.
Não sei se ainda é assim. study study study study study
Ir para o topo Ir para baixo
Francisco Alves




Mensagens : 25
Data de inscrição : 20/02/2009

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSex 05 Fev 2010, 22:31

Boas
Pois na minha escola aprendi que o cavalete em arco serve simplesmente para para colocar peças numa determinada posição neste caso o volante, somente o cone conseguirá fixa-lo por exemplo as élices dos navios não usam cavaletes e não costumam ficar em (terra) o cone tem que estar perfeito o que nunca poderá estar desde que destrua o primeiro (desde que este não sirva de fusivel)

Abraço
F. Alves
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSex 05 Fev 2010, 22:58

Na proxima corrida cuidado, vou pedir par retirarem os volantes e quem não tiver o Moscatel será Castigado. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
jocha




Mensagens : 91
Data de inscrição : 26/11/2008
Idade : 60
Localização : abrantes

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSáb 06 Fev 2010, 02:48

Pois! Porque tudo isso so serve pra ter mais peso no motor. Como tal vamos todos retirà-los! Viste a coisa mal. O castigo è mesmo è pra quem os montar.
Ir para o topo Ir para baixo
Gommon

Gommon


Mensagens : 331
Data de inscrição : 11/01/2009
Localização : Odivelas - LX

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeDom 07 Fev 2010, 20:36

Lol..

O melhor se calhar é soldar o volante á cambota... assim nunca mais sai do sitio.. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Horus

Horus


Mensagens : 109
Data de inscrição : 23/06/2009
Idade : 59
Localização : Sintra

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSeg 08 Fev 2010, 18:34

laranjateam escreveu:
Na proxima corrida cuidado, vou pedir par retirarem os volantes e quem não tiver o Moscatel será Castigado. lol!

Não Há dúvida que isto está a ficar bem encaminhado Razz . Como diz o amigo Gommon o melhor é soldar lol!

farao
Ir para o topo Ir para baixo
João Barata




Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/02/2010

problema grave Empty
MensagemAssunto: escatel   problema grave Icon_minitimeSeg 22 Fev 2010, 00:09

Gommon

A mim alargou o rasgo do escatel na cambota mas do lado
da cremalheira de embraiagem. Mexia-se a cremalheira e a
cambota não mesmo com a porca bem apertada.
Apesar disso o escatel nunca partiu.....
Ir para o topo Ir para baixo
top.t5




Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/09/2010
Localização : aveiro

problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitimeSáb 16 Out 2010, 23:56

jocha escreveu:
Pois! Porque tudo isso so serve pra ter mais peso no motor. Como tal vamos todos retirà-los! Viste a coisa mal. O castigo è mesmo è pra quem os montar.

ponham-se a retirar os cavaletes, porque o escatel não sai, e o que acontece é que estão a descalibrar o volante.
conhecem os pesos que metem nas rodas dos carros? servem para calibrar e se sairem, a roda treme..., vibra e cria folgas.
nos volantes, não se costumam meter pesos, retira-se peso - reparem nos furos alinhados, apenas pequenas marcas a retirar peso.
não se trata de poupança ou mera marosca para tornar a máquina mais leve. essas marcas estão lá para CALIBRAR o conjunto e ao retirarem o cavalete, não fazem mais que alterar o equilibrio e mais tarde ou mais cedo... pelo menos vibração e rolamentos ...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





problema grave Empty
MensagemAssunto: Re: problema grave   problema grave Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
problema grave
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Touca em cilindro invertido
» Problema na culassa
» problema 150 sprint
» Problema ao alterar a vespa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vespa Racing Portugal :: Vespa :: Mecânica-
Ir para: