| Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
bugas Admin
Mensagens : 194 Data de inscrição : 13/11/2007 Localização : Alcabideche
| Assunto: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sex 22 Fev 2008, 11:38 | |
| Depois de ver a apresentação do Nelson Cardoso, e de o encaminhar para o projecto do Samuel, fiquei eu tambem com alguma curiosidade e vontade de aprender. Será que os "truques" são edênticos ás large frame? Quais são as grandes vantagens para uma prova de resistência? Maneabilidade? Consumos reduzidos? E o pessoal mais alto, dasse bem nas pequenas? | |
|
| |
vespa68pt
Mensagens : 202 Data de inscrição : 22/01/2008
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sex 22 Fev 2008, 12:58 | |
| Não faço ideia! Eu e o Izak devemos optar por uma small frame porque achamos que será mais "manobravel" do que o bacalhau preto fosco, que nos deu um gozo do catano mas que se torna muito pesado nas partes lentas do circuito e raspa em tudo o que é curva. A nossa opção é apenas fundamentada por esta "maneabilidade" mas só no fim se verá se assim é ou não. A minha experiência com smallframes é zero. Em consumos penso que não há ganhos nenhuns mas tudo depende do motor. O 136cc do Gonçalo bebe certamente mais que o vosso 210cc, penso eu. A "durabilidade" de materiais e componentes de uma small também penso que é inferior mas a tal "ligeireza" da coisa pode ser um trunfo nos circuitos mais sinuosos. Acho que um gajo da estatura do faveca não se daria bem numa small. Em vez dos joelhos iamos ve-lo raspar com os cotovelos. | |
|
| |
bugas Admin
Mensagens : 194 Data de inscrição : 13/11/2007 Localização : Alcabideche
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sex 22 Fev 2008, 14:41 | |
| | |
|
| |
Nelson Cardoso
Mensagens : 11 Data de inscrição : 21/02/2008 Idade : 49 Localização : Silves
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sex 22 Fev 2008, 16:44 | |
| A questão de uma Small é só porque é mais façil adquirir um carter de PK do que um 125 ou mesmo 200, onde o que se quer é uma máquina para poder fazer uma resistênçia, sem problemas de maior, mas com um pouco de musculo.
Vejo por exemplo que uma máquina toda mexida a puxar bem, numa prova de resistênçia terá um grande desgaste, podendo mesmo vir a sofrer alguma "maleita" dos infernos, não estou a ver a preparação do motor ser a mesma, uma vez que aqui se quer durabilidade e no Troféu é uma prova diferente onde o numero de voltas é limitade e o próprio esforço da máquina menor...
E também há a questão dos circuitos, já vi large frames sem genica e small a puxar bem com mais maneabilidade, aqui também há caracteristicas... | |
|
| |
mefisto
Mensagens : 600 Data de inscrição : 12/01/2008
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sáb 23 Fev 2008, 00:28 | |
| - Nelson Cardoso escreveu:
- A questão de uma Small é só porque é mais façil adquirir um carter de PK do que um 125 ou mesmo 200, onde o que se quer é uma máquina para poder fazer uma resistênçia, sem problemas de maior, mas com um pouco de musculo.
Vejo por exemplo que uma máquina toda mexida a puxar bem, numa prova de resistênçia terá um grande desgaste, podendo mesmo vir a sofrer alguma "maleita" dos infernos, não estou a ver a preparação do motor ser a mesma, uma vez que aqui se quer durabilidade e no Troféu é uma prova diferente onde o numero de voltas é limitade e o próprio esforço da máquina menor...
E também há a questão dos circuitos, já vi large frames sem genica e small a puxar bem com mais maneabilidade, aqui também há caracteristicas... eu tenho +- 100kg acho que : antes de fazeres a tua opção pondéra na tua altura e no teu pêso mas sem duvida nenhuma os chássis pequenos são + elásticos , leves e dinamicos | |
|
| |
gpardal Admin
Mensagens : 707 Data de inscrição : 15/02/2008 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sáb 23 Fev 2008, 13:10 | |
| - bugas escreveu:
- ...Será que os "truques" são edênticos ás large frame?
Quais são as grandes vantagens... Eu talvêz não seja a pessoa idicada para fazer comparações porque praticamente só andei em pista com smallframes, para além disso andei uma vez ou duas com a T5 práticamente de origem. Sem duvida, o que pude concluir foi que a large frame é muito limitada nas curvas para a direita porque bate com o selector. ...a small frame se o escape não estiver saido só roça eventualmente com os aventais...o que é muito dificil de lá chegar, só acontece se se tiver suspensões muito moles! Em termos de motor está limitada a pouco mais de 125cc por causa da distancia entre os pernos, e para isso já é preciso pôr cambota de longo curso. Com a cambota curso curto (a da PK50 p.ex.) o max. que se consegue penso que é 102cc. Bem!! tenho que sair! depois falamos mais!! | |
|
| |
bugas Admin
Mensagens : 194 Data de inscrição : 13/11/2007 Localização : Alcabideche
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Sáb 23 Fev 2008, 14:53 | |
| - gpardal escreveu:
- ...Sem duvida, o que pude concluir foi que a large frame é muito limitada nas curvas para a direita porque bate com o selector...
O selector...não á volta a dar Eu penso que uma smallframe minimamente preparada, será sempre mais rapida que uma largeframe. A partir dai, a quem tem uma largeframe, só resta uma solução, tentar fazer sempre o seu melhor, tendo como primeiro objectivo (depois do salutar convívio e da dificil tentativa de cumprir a prova)lutar pelo melhor lugar na classe. Julgo que uma das vantagens que os quadros grandes possuem, é a capaçidade de albergar um motor mais potente, mas nem isso é simples, porque se o motor não tiver umas boas mexidas.......tentem lá acompanhar o G.Pardal naquela amarela rapidissima | |
|
| |
pauloviana
Mensagens : 231 Data de inscrição : 13/03/2008
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência Ter 23 Dez 2008, 02:49 | |
| - gpardal escreveu:
- Com a cambota curso curto (a da PK50 p.ex.) o max. que se consegue penso que é 102cc.
nop. Dá para ir mais além com o cilindro malossi 112 | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência | |
| |
|
| |
| Preparar uma vespa (small frame) para provas resistência | |
|