Vespa Racing Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vespa Racing Portugal


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  WWW.VESPARACINGPORTUGAL.BLOGSPOT.PTWWW.VESPARACINGPORTUGAL.BLOGSPOT.PT  

 

 Vespa 50s (1977) "papa velas"

Ir para baixo 
+2
laranjateam
HPine
6 participantes
AutorMensagem
HPine




Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2012

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeQui 10 maio 2012, 09:25

Boas pessoal.

A minha vespa 50s tem um problema qualquer, e segundo sei já o tem há bastante tempo, ainda quando a mota era do meu avô ela já tinha o hábito de comer velas, e fazia o meu avô depois vir para casa a pé com ela à mão. Antes de ontem aconteceu-me o mesmo, fiz 5 quilómetros a pé com a mota à mão.

Pelos vistos o meu avô até chegou a levá-la a dois mecânicos e nunca deram com o problema...mas de certeza que tem de haver solução para isto. Passo a dizer o que ela faz.

Supondo que a mota tem uma vela nova, e pega bem, não há problema, ela trabalha, e anda...isto até que passadas umas voltas nela (entenda-se voltas como pequenas distâncias, poucos quilómetros) ela começa a querer ir-se abaixo, até que acaba mesmo por ir, e depois não pega mais, nem sequer de empurrão.

Depois só pega se tirar a vela, dar umas vezes ao kick para evaporar alguma gasolina e colocando uma vela nova. E mesmo assim custa muito a pegar, tem mesmo de se insistir e insistir, e quando pega começa a deitar muito fumo. Eu acho que a mota se "afoga", quando tiro a vela eu acho que a vela vem muito molhada. No dia em que ela me fez vir a pé para casa, ainda coloquei outra vela (usada) ela pegou, eu acelerei e começou a deitar fumo, mas depois começou a ir abaixo deu um raterzito e pronto lá se foi. Já não pegou. Ainda não comprei uma vela nova, mas tentei com outras que tinha "semi-novas" e a mota não pega por nada!!

Deixo aqui duas fotos, de umas velas que já usei.

Vespa 50s (1977) "papa velas" Img1261zl
Vespa 50s (1977) "papa velas" Img1262zx

Agradecia alguma dicas,ideias,ajuda, de como solucionar este problema. Eu realmente quero andar na mota, mas assim torna-se complicado, a qualquer lado que vá, corro sempre o risco de ter de voltar a pé. silent

Obrigado!

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
laranjateam




Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/08/2008
Idade : 62
Localização : Lagoinha Palmela

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeQui 10 maio 2012, 14:44

Penso que está a queimar óleo do carter.
Ir para o topo Ir para baixo
HPine




Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2012

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSex 11 maio 2012, 11:11

Bem se for o caso, vou ter de desmontar está visto.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
franciu

franciu


Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Pombal

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSeg 28 maio 2012, 06:14

Vela B8 ?????? Shocked é mesmo a montagem de origem??? Rolling Eyes Acho estranho pois sao velas com um indicio termico MUITO alto, ou seja MUITO "frias" !

Sao velas montadas em motas brutais tipo Yamaha YZR a 5 valvulas por cilindro, e q apanham umas 11 a 13 000 rpm na boa.... e montadas tambem nos Renault 5 Gt Turbo até 180CV/200CV !!! Very Happy (nem falo dessa B9 q é mesmo pra esquecer... Uma 1000 fzr ou um 5 Gt Turbo nem aguentam com ela, a menos q seja em circuito e sempre a abrir Very Happy) ...
Ou seja sao velas que precisam de MUITO calor pra elas nao "engasgar" ... e nao acredito q o teu motor atinge uma temperatura interna assim tao grande ao ponte dele precisar velas dessas !

Nao é pra esquecer que a ponta duma vela tem sempre q andar +/- entre os 600º e os 900º ... Alem desses valores, é logo a auto-igniçao q aparece, com os efeitos catastroficos que conheçomes , e q pode ir até criar um furo no pistao.. e a menos de +/- 600º, ela engasga... nem mais!,,, (Ja nos motores 4 tempos sem mistura é coisa complicada, entao com mistura, imagina !!!)

Começa pra colocar B6HS, com um espaço entre a electrodes num maximo de 0.6 mm....
Se nao resulta, é mesmo pro lado do oleo da caixa q tens q virar-te, mas acredito pouco q seja isso.... Sabemos q ha muitos exemplos de motores "fracos" q andam com velas "frias"... porque nao o teu.... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
HPine




Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2012

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSeg 28 maio 2012, 20:38

A montagem de origem??Como assim? O motor está tudo de origem sim.

Bem não sabia...é que foram as que aconselharam ao meu avô, e como eram as que lá estavam tem-se usado à mesma iguais...

Obrigado por essa informação toda, foi bastante útil.

Sendo assim vou experimentar o que me aconselhou, vou arranjar uma vela B6 e ver no que dá. Smile

Era bom que fosse daí o problema...

Obrigado.

Cumps! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
franciu

franciu


Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Pombal

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSeg 28 maio 2012, 22:12

.... Se nao tiveres problemas de vedaçao com a caixa, o problema só pode ser esse, fica descansado Wink

Ja agora, e já q pelo vistos houve umas 25 pessoas que lerem este teu topico desde ontem, ninguem sabe dizer que velas aconselham pras Vespas 50S ??? Rolling Eyes
... é que eu so descobri as Vespas em Março deste ano, e nao tenho a minima ideia que velas sao aconselhadas... Imagino que devem ser as mesmas que nas PK.. (Mais "frias" nao vou acreditar Very Happy )

De qualquer forma, diz qualquer coisa logo experimentas essas B6. Sabado passado á tarde, e com um sol bem bom, andamos num kartodromo com uma Vespa classe2 em 102cc com velas B6Hs e sempre a abrir... Aconteceu problemas (claro !!! Very Happy) mas nada que tivesse a ver com as velas Wink

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Rolando

Rolando


Mensagens : 68
Data de inscrição : 03/11/2011
Localização : Santiago de Compostela (Espanha)

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeQui 07 Jun 2012, 16:24

Olá, Hpine.

Este e o enlace do manual da tua Vespa 50s e de moitas mais :

http://scooterhelp.com/serial/V5A1T.V5B1T.manual.html

Olla que, según o manual, a tua Vespa leva de origem unha vela CHAMPION L86. E o seu equivalente en NGK son duas opçions: B5HS ou B6HS.

Logo e seguro que como dixo o companheiro Franciu, essas B9HS son moi frias para o teu motor e están bastante lonxe da vela orixinal.

Eu tamén sustituiría a pipa ou capuchon da vela, (nao sei coma lle chaman voçes).
Ir para o topo Ir para baixo
franciu

franciu


Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Pombal

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeQui 07 Jun 2012, 23:29

Gracias Rolando Wink

Entao HPine? ... ainda nao arranjaste vagar pra trocar essa vela?
Ja tiveste duas respostas depois tu teres aparecido aqui á ultima vez.... Que precisas mais ? Rolling Eyes Razz
Ir para o topo Ir para baixo
HPine




Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2012

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSex 08 Jun 2012, 10:07

Gracias Rolando e obrigado franciu.

Ainda não fui comprar velas, e estou sem gasolina. Para a semana já vou tratar de comprar uma vela B5HS e uma B6HS e esquecer as B8HS que ainda me lixam a mota. Vou comprar também eu a gasolina e vou ser eu a fazer a mistura. Quando tratar de tudo, dou novidades para ver se noto melhoras no andamento da mota. Smile

Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
pauloviana




Mensagens : 231
Data de inscrição : 13/03/2008

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSáb 09 Jun 2012, 18:07

engraçado que eu NUNCA isolei nenhuma vela por andar com velas de indice 8 .... a minha regra é sempre a mesma....


motores kitados - indice 8
motores normais - indice 7

motor mais puxadote- indice 9

Vespa das corridas - 8 e as vezes 9 ( depende do tipo de vela)


Para mim velas com indice 5 ou 6 é para esquecer .....
Ir para o topo Ir para baixo
franciu

franciu


Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/03/2012
Localização : Pombal

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeDom 10 Jun 2012, 10:46


Tudo depende do que estas a falar Paulo... Wink

O nosso amigo da antiga Vespa 50S do avô nao está inscrito , salvo erro meu, em classe 1! Very Happy
Ele somente pretende andar com uma Vespa 50S tal como milhares de amadores utilizam a deles, ou seja passeio, dia a dia.... etc

Haveria muito a comentar sobre os teus atalhos quanto aos indícios térmicos das velas, (Há Ferrari's que usam velas com o mesmo indicio térmico que noutros carros banais, por exemplo...) .... mas aqui nao é o assunto Wink

Resumindo, e se alinhamos com a tua ideia, o nosso amigo tendo um motor "normal" , terá entao de utilizar velas da serie 7 da NGK, (ou equivalente)… isso? O seja quer dizer que o que a Piaggio preconiza pra esses motores não presta pra nada?

Força amigo HPine Wink .... Empurrar uma vespa durante quilómetros nunca fez mal a ninguem, e assim ja vais estar prontinho pras provas de resistências Wink Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
pauloviana




Mensagens : 231
Data de inscrição : 13/03/2008

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeDom 10 Jun 2012, 20:20

Falei em motores banalissimos ,do dia a dia.

Dos muitos motores de vespa que já me passaram pelas mãos todos eles levam a "mesma receita"...

Relativamente ao que a piaggio recomenda no que respeita a velas sinceramente passa-me ao lado porque se for a levar tudo á regra ninguem anda como a piaggio "manda".



é a minha opinião e vale o que vale.... Wink






Ir para o topo Ir para baixo
HPine




Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2012

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeTer 12 Jun 2012, 18:24

Já comprei vela, e montei, uma CHAMPION L86C, e comprei 3 litros de gasolina e fiz a mistura a 2%.
Pegou à primeira, depois até aquecer fez um bocado de fumo, fui acelerando, mas não muito que a frio faz mal. Dei uma voltinha só aqui perto de casa e deixei-a a trabalhar, estava certinha.
Daqui a pouco vou dar mais uma volta para ver se acontece algo estranho...Depois volto a dar novidades a ver se melhorou, ou se continua na mesma.

Obrigado a todos.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
HPine




Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2012

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeQua 13 Jun 2012, 20:35

Ora bem, novidades...Ontem e hoje, dei aqui umas voltas na vespa, já fiz mais de 10 quilómetros a andar aqui na zona. Até agora a mota ainda não foi abaixo nem em andamento, nem ao relantim como ia anteriormente. Quando a meto em relantim fica a trabalhar certinha sem problemas. Andei com calma, puxei por ela também perto de 70 de ponteiro e não se queixou.

Nas duas vezes que andei, notei um ligeiro soluço em 3a quando vou a acelerar, ela vai muito bem a desenvolver e de repente quebra (dá o tal soluço) e volta a desenvolver.

Ainda sobre o ir abaixo, por exemplo hoje à hora de almoço quando a pus a trabalhar, ligo o ar, meto a trabalhar e ela pega logo, mas depois com o ar aberto parece que se quer ir abaixo, só que eu não deixo e acelero um pouco e mantenho-me a acelerar. Ela deita um bocado de fumo, como quando está meio afogada, entretanto fecho o ar e ela aquece, acelero mais um pouco, e depois ai deixo-a ao relantim e ela fica a trabalhar certinha sem problemas. Isto acontece só, quando a mota está fria. Por exemplo amanhã quando a meter a trabalhar vai voltar a fazer o mesmo.

Agora com as voltas que for dando vou vendo como ela se vai portando e venho aqui avisar como vai a coisa.

Um muito obrigado a todos. Smile

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
pauloviana




Mensagens : 231
Data de inscrição : 13/03/2008

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeQua 13 Jun 2012, 22:56

depois de dares uma voltinha grande nela tira a vela e vê o aspecto dela ( aproveita e mete uma foto da vela para se vêr).

Eu não acredito que os sintomas que tu apresentaste sejam por causa do indice da vela ( sou teimoso não sou??? lol! )
Ir para o topo Ir para baixo
mefisto

mefisto


Mensagens : 600
Data de inscrição : 12/01/2008

Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitimeSáb 07 Jul 2012, 18:02

HPine escreveu:
Boas pessoal.

A minha vespa 50s tem um problema qualquer, e segundo sei já o tem há bastante tempo, ainda quando a mota era do meu avô ela já tinha o hábito de comer velas, e fazia o meu avô depois vir para casa a pé com ela à mão. Antes de ontem aconteceu-me o mesmo, fiz 5 quilómetros a pé com a mota à mão.

Pelos vistos o meu avô até chegou a levá-la a dois mecânicos e nunca deram com o problema...mas de certeza que tem de haver solução para isto. Passo a dizer o que ela faz.

Supondo que a mota tem uma vela nova, e pega bem, não há problema, ela trabalha, e anda...isto até que passadas umas voltas nela (entenda-se voltas como pequenas distâncias, poucos quilómetros) ela começa a querer ir-se abaixo, até que acaba mesmo por ir, e depois não pega mais, nem sequer de empurrão.

Depois só pega se tirar a vela, dar umas vezes ao kick para evaporar alguma gasolina e colocando uma vela nova. E mesmo assim custa muito a pegar, tem mesmo de se insistir e insistir, e quando pega começa a deitar muito fumo. Eu acho que a mota se "afoga", quando tiro a vela eu acho que a vela vem muito molhada. No dia em que ela me fez vir a pé para casa, ainda coloquei outra vela (usada) ela pegou, eu acelerei e começou a deitar fumo, mas depois começou a ir abaixo deu um raterzito e pronto lá se foi. Já não pegou. Ainda não comprei uma vela nova, mas tentei com outras que tinha "semi-novas" e a mota não pega por nada!!

Deixo aqui duas fotos, de umas velas que já usei.

Vespa 50s (1977) "papa velas" Img1261zl
Vespa 50s (1977) "papa velas" Img1262zx

Agradecia alguma dicas,ideias,ajuda, de como solucionar este problema. Eu realmente quero andar na mota, mas assim torna-se complicado, a qualquer lado que vá, corro sempre o risco de ter de voltar a pé. silent

Obrigado!
boas plo k/ li estou de acordo c/ o P.
Viana
o problema passará pla parte electrica a nivel de platinados condenssador e ou bobine de alta extrior a dar debito completamente desrregulado
pode estar tambbem com os retentores de cambota nas coves

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vespa 50s (1977) "papa velas" Empty
MensagemAssunto: Re: Vespa 50s (1977) "papa velas"   Vespa 50s (1977) "papa velas" Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vespa 50s (1977) "papa velas"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tudo sobre velas
» Chave para velas.
» vespa Px
» Arranques vespa (VESPA ACCELERATION)
» vespa Pk 50 xls

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vespa Racing Portugal :: Vespa :: Mecânica-
Ir para: