| ajuda com alteração motor pk 50 | |
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+4pauloviana mefisto L.santos Pcosta 8 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: ajuda com alteração motor pk 50 Ter 21 Jun 2011, 20:07 | |
| boas pessoal , a minha pk esta para receber novo coração, contudo queria ver outras opiniões de alguém com experiência na matéria. Pinasco 102 cromoniquel http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/84000000/Racing+Cylinder+PINASCO+102cc+.aspx escape polini http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/20020550/Racing+Exhaust+POLINI+for.aspx Pinhão e cremalheira 22/63 http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/15310000/Gearing+for+85115cc+cylinder+.aspx de momento tenho pinasco 75 com pinhão e cremalheira 14/69(stock) e embraiagem reforçada newfren , e quero evoluir pois a vespa esta muito curta e como quero fazer passeios e idas pa concentrações queria que desenvolve-se mais. Agora e o seguinte , qual a embraiagem a usar? pois ela com esta embriagem para desengatar e um caso serio e ainda nem fiz 1000km e ja tenho a embraiagem a patinar , mas pronto como tenho que abrir o motor aproveito e faço ja as transformaçoes. todas as opinioes sao bem vindas | |
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L.santos
Mensagens : 145 Data de inscrição : 24/12/2008 Idade : 78
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Ter 21 Jun 2011, 21:21 | |
| Andas por lá perto, o melhor sería dares uma volta pelo Fórum passando pelas Apresentações e veres como o Pessoal prepara as suas máquinas!! logo aparece um montão de gente a felicitar-te, dando-te as dicas necessárias sobre o teu projecto. | |
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mefisto
Mensagens : 600 Data de inscrição : 12/01/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Qua 22 Jun 2011, 09:45 | |
| BOAS embraiagem fl2 carreto 18 tampa embraiagem fl2 cilindro 102 ferro pinasco escape banana este set afinadinho date fiablidade e velocidade com pocos euros | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Qua 22 Jun 2011, 17:34 | |
| boas , obrigado pela opiniao . O escape banana não posso por porque quero manter o pneu suplente e quanto ao carreto fiz as contas e nao tenho assim tantos ganhos como quero , pois so obtenho mais 30% de velocidade de ponta , e com o 22/63 fico com mais 70% de velocidade em relação a velocidade de origem. Ja agora qual e a diferença entre a embriagem da pk e da fl2? a embraiagem que eu tenho montada e de 6 molas reforçada da newfren | |
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pauloviana
Mensagens : 231 Data de inscrição : 13/03/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Qua 22 Jun 2011, 17:47 | |
| se fosse a ti alongava ainda mais a caixa.... Nem com o carreto 18 que o nefisto aconselhou a mota vai andar!!!! Andar até anda mas depois em 4ª é ver as outras a distanciarem-se de ti... ficas com uma caixa mto mal "escalonada". Na minha opinião o melhor setup "low cost" que podes ter para um 102 é : -Caixa desmultiplicada com o carreto 16 -Gigleur de alta alterado + filtro de ar -Embraiagem reforçada (desculpem mas eu simplesmente não gosto da embraiagem de fl2) -kit 102 (neste campo sem sombra de duvidas que optaria por um pinasco 102 em alumínio. Fiável acima de tudo) -Escape - não vou opinar quanto ao escape porque para mim actualmente não existem escapes minimamente em condições ( até aos 150euros...). -Colector de admissão mais largo A partir deste ponto já é preciso .... Tens a embraiagem a patinar porque tás com uma embraiagem de fl2.... será que tens o cesto de embraiagem original ou é de fl2??? se for a original aconselho-te seriamente a tirar essa embraiagem. | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Qua 22 Jun 2011, 19:19 | |
| boas , obrigado Paulo pela sua opinião Em relacção ha caixa , e o seguinte , ja andei numa vespa com esta relação e com o 102 e aquilo pra mim anda que e um espetaculo. Ja fiz as contas com este conjunto de pinhao e cremalheira e tinha um ganho enorme na velocidade , e certo que em subidas so em terceira e a mesma tem ate bastante força. A minha ideia para este motor era ter algo com velocidade para poder ir pa concentraçoes a uma rotação mais baixa e a maior velocidade, nao e pa ir pa competição senao ja o caso era diferente, pois nao me importo que as outras fujam de mim. o carreto 16 faz diferença mas pouca. A embriagem e a minha dor de cabeça agora , quando comprei a mota ja vinha assim , e com este tipo de embriagem , apenas mudei os discos de embraigem e substitui as molas , mas como e pra mudar devido ao aumento da cilindrada aqui reside a minha duvida, qual o tipo a usar , de cortiça ou de carbono? o escape esta em estudo , pois ainda estou a pensar se nao mando fazer um mas tudo depende dos valores envolvidos . | |
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pauloviana
Mensagens : 231 Data de inscrição : 13/03/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Qua 22 Jun 2011, 22:57 | |
| tu é que vais andar com a vespa mas eu nunca metia uma relação dessas porque a vespa simplesmente não vai puxar!!!!! disseste que o teu colega anda com essa relação... falta saber que tipo de caixa é que ele tem no motor Caixa original de pk com o pinasco 102 e carreto 18 não puxa 4ª, imagino com essa desmultiplicação.... Quando montares tudo depois diz como ficou isso | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Qui 23 Jun 2011, 07:48 | |
| a vespa que andei era uma 50s com caixa de origem só tinha o pinhão e cremalheira que falo e com carburador 16 , mas ainda vou lhe pedir para me deixar tirar a tampa da embraiagem e contar os dentes do pinhão e cremalheira para tirar as duvidas pois posso estar enganado , pois a pessoa em questão, fez a transformação há alguns anos e não tem a certeza. quanto a montagem e transformação ainda falta, dai fazer perguntas e ouvir outras opiniões de alguém com experiência. obrigado Paulo cumps | |
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mefisto
Mensagens : 600 Data de inscrição : 12/01/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Sex 24 Jun 2011, 18:50 | |
| - pauloviana escreveu:
- se fosse a ti alongava ainda mais a caixa....
Nem com o carreto 18 que o nefisto aconselhou a mota vai andar!!!! Andar até anda mas depois em 4ª é ver as outras a distanciarem-se de ti... ficas com uma caixa mto mal "escalonada".
Na minha opinião o melhor setup "low cost" que podes ter para um 102 é :
-Caixa desmultiplicada com o carreto 16 -Gigleur de alta alterado + filtro de ar -Embraiagem reforçada (desculpem mas eu simplesmente não gosto da embraiagem de fl2) -kit 102 (neste campo sem sombra de duvidas que optaria por um pinasco 102 em alumínio. Fiável acima de tudo) -Escape - não vou opinar quanto ao escape porque para mim actualmente não existem escapes minimamente em condições ( até aos 150euros...). -Colector de admissão mais largo
A partir deste ponto já é preciso ....
Tens a embraiagem a patinar porque tás com uma embraiagem de fl2.... será que tens o cesto de embraiagem original ou é de fl2??? se for a original aconselho-te seriamente a tirar essa embraiagem.
não estarás a fazer confusão com 22 dentes tenho100kg garanto que anda e a 4ta não morre fica com um andamento parcido com a sprint veloce se não der junta tudo e manda fora | |
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Gommon
Mensagens : 331 Data de inscrição : 11/01/2009 Localização : Odivelas - LX
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Sex 24 Jun 2011, 20:49 | |
| - pauloviana escreveu:
- tu é que vais andar com a vespa mas eu nunca metia uma relação dessas porque a vespa simplesmente não vai puxar!!!!!
disseste que o teu colega anda com essa relação... falta saber que tipo de caixa é que ele tem no motor
Caixa original de pk com o pinasco 102 e carreto 18 não puxa 4ª, imagino com essa desmultiplicação....
Quando montares tudo depois diz como ficou isso Eu acho que ambos tem razao. Tudo depende da caixa que tiver no motor. Primeiro temos de saber se essa vespa tem caixa curta ou caixa longa. Se tiver caixa longa nao vais conseguir esgotar a 4ª, aliaz, vai acabar por morrer se nao tiver bem trabalhada de carteres e carb... (eu com o meu ZIRRI 130/ lamelas ao carter, 22/63 e carburador 28 e com caixa longa, dei ai uns 110Km, mas demorava a la ir) e noutras mudanças tinha de andar sempre em alta rotação. Com caixa curta e com essa transmissao, penso que fica a andar bem, mas mesmo assim nao passava do 24/72... Bem afinado com gigleur, escape (nao esse que dizes, porque como diz o Paulo, abaixo dos 150e nao ha nada de jeito), e esse cilindro... fica a andar muito bem. | |
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pauloviana
Mensagens : 231 Data de inscrição : 13/03/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Sáb 25 Jun 2011, 02:00 | |
| - mefisto escreveu:
- não estarás a fazer confusão com 22 dentes
tenho100kg garanto que anda e a 4ta não morre fica com um andamento parcido com a sprint veloce se não der junta tudo e manda fora Não!!! Pegando num motor seja ele pk , fl2 ou 50s ( caixa "longa") e aplicando 18/67 o motor simplesmente morre em 4ª. Já montei vários motores assim e todos eles ficaram com o mesmo comportamento. Um motor stock sem trabalho extra não puxa com essa relação!!! Para um andamento parecido ( e até superior) basta um carreto 16. Falo por experiência própria pois ando com um motor "sem alterações" com o sequinte setup: - carters stock - cambota mazzucchelli - caixa stock - carreto 16 - carburador stock ( 19) - gigleur de máxima:84 ou 88 ( já não me recordo) - caixa de ar sem filtro - escape giannelli - grupo térmico: cilindro + culassa pinasco 102 aluminio (sem qualquer alteração) + pistão alterado - parte eléctrica: original Não vai á mto tempo fiz um comparativo com 3 large frames(em dias diferentes)... 2 px 125 com cilindro 150 e 1 px 150 ..... todas elas ficam para trás e a partir de uma certa velocidade é sempre a fugir. já agora ..... não ando com pneus 3.00x10 , ando com 90/90/10 o que ainda prejudica. Se em vez de andar com um carreto 16 andasse com uma desmultiplicação 18/67 de certeza absoluta que o desfecho do comparativo não era este (isto supondo que seria feito nas mesmas condiçoes, em linha recta , pois a descer o 18/67 teria larga vantagem). Toda esta lenga lenga é valida para um motor stock, caixa longa e com um kit plug&play, se começar a entrar a variante "alteração" o caso muda de figura. Também convém saber as caracteristicas da desmultiplicação pois neste momento existem "carcaças" com dentes direitos, helicoidais, em ferro, em aluminio.... tudo conta! | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Sáb 25 Jun 2011, 19:38 | |
| boa tarde não se zanguem por minha causa ainda estou a ver o que vou montar. Ontem pedi ao meu amigo a vespa emprestada e fui dar uma volta para ver como ela se mexia , experimentei tanto em rectas como serra com curvas e contra curvas, a subir tenho que ir em 3 e a mesma aguenta-se muito bem , em recta sei que o ponteiro fica a apontar para os pés agora e tirar a tampa de embraiagem e confirmar se e o 22/63- Como já disse o objectivo não ir pa competição , mas sim ir pa concentrações , quando falo em concentrações e fazer muitos km´s em estrada aberta e a uma boa velocidade e a uma rotação baixa. Quanto ao escape por mim aprova bem , mas quero ainda falar com mais pessoas para me fazer um dentro do orçamento de modo a aproveitar bem o kit. Agradeço e tenho em conta todas as vossas opiniões e concelhos. Quais os discos de embraiagem que devo utilizar? Qual o óleo para o motor? | |
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pauloviana
Mensagens : 231 Data de inscrição : 13/03/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 26 Jun 2011, 01:22 | |
| aqui ninguém se chateia,bem pelo contrário!!!!
Estamos apenas a trocar e a partilhar experiências (falo por mim).
o oleo indicado para o motor e o sae30 ( http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/14050000/Gear+Oil+SIP+Formula+SAE+30+.aspx )
A embraiagem de pk utiliza uma unica mola e aguentam bem os 102...... | |
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mefisto
Mensagens : 600 Data de inscrição : 12/01/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 26 Jun 2011, 19:29 | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 26 Jun 2011, 22:13 | |
| a embraiagem que usei foi uma reforçada da newfren 4 discos de cortiça, com 6 molas . a minha vespa e uma pk e o motor também e pk só a embraiagem e que é fl2 , o que leva a crer que só mudaram a embraiagem e a tampa e de pk, e sera possivel fazer isso? alguém me consegue arranjar uma foto da tampa de embraiagem pk/50s para ver a diferença? a 50s que eu falo tem embraiagem reforçada de uma mola e é um espectáculo , a minha para desengatar e um caso serio , tenho que desengatar antes de parar senão já não dá. Ou arranjo outro tipo de discos e molas de embraiagem ou então tenho de mudar para a da pk/50s | |
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pauloviana
Mensagens : 231 Data de inscrição : 13/03/2008
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 26 Jun 2011, 23:21 | |
| nos 3 modelos mais usuais de small frame as tampas sao diferentes embora pareçam iguais....
a da pk é diferente da de 50s pois a da 50s tem a "haste" mais pequena.o interior do motor no que diz respeito á embraiagem é exactamente igual. Usa uma embraiagem de uma mola e o "batente" onde o dado de embraiagem encosta não tem rolamento. Na fl2 este batente tem um rolamento e é um pouco mais alto. Além desta peça, o "cesto que alberga a mola (ou as molas) é diferente do de pk/fl2....
"batente" fl2 : http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/50051000/Thrust+Plate+Clutch+PIAGGIO+.aspx
"batente" pk: http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/88200000/Thrust+Plate+clutch+for+Vespa+.aspx
"cesto" + base pk/50s: http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/79497000/Clutch+Basket+RMS+Standard+.aspx http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/79469000/Clutch+Baseplate+for+Vespa+.aspx
"cesto" +base fl2: http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/79499000/Clutch+Basket+PIAGGIO+Standard+.aspx http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/79470000/Clutch+Baseplate+PIAGGIO+for.aspx
"haste da tampa 50s: http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/78959000/Clutch+Lever+for+Vespa+V50RS.aspx "haste da tampa fl2": http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/28804000/Clutch+Lever+for+Vespa+PK50XL2.aspx | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Seg 27 Jun 2011, 17:27 | |
| E isso mesmo Paulo, aquilo que eu tenho e a embraiagem da Fl2 mas com a tampa e batente de pk. Ja me decidi e vou seguir por uma embraiagem reforçada de uma mola 50s/pk , consegui arranjar arranjar o material para mudar daqui a 2 semanas ja lhe começo a mexer e vamos ver se fica como penso obrigado cumps | |
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cabacita
Mensagens : 51 Data de inscrição : 30/06/2011 Idade : 40 Localização : OURÉM / FÁTIMA / CHAINÇA
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 03 Jul 2011, 20:20 | |
| Pcosta, boa noite.
Efectuou a alteração??? | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 10 Jul 2011, 16:36 | |
| boa tarde , encomendei ontem o material , pra semana deve de chegar e dp e montar e testar , mas fim de julho ja deve de estar pronta , quando começar o trabalho vou metendo aqui e depois dou o feedback | |
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PedroSerpadosSantos
Mensagens : 92 Data de inscrição : 23/01/2009 Idade : 52 Localização : Maputo, Moçambique
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Sáb 30 Jul 2011, 21:01 | |
| boa noite pessoal ja chegou o material , segunda feira ja começa o trabalho espero no fim da semana ja ter isto a andar . cumps | |
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maurício
Mensagens : 71 Data de inscrição : 01/02/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 31 Jul 2011, 11:09 | |
| Já vi que levas-te a tua idéia á vante em relação á transmissão! Tenho a dar-te os parabéns agora vais ficar com uma vespa de três velocidades em que a terceira só puxa a descer! Essa transmissão se tivesses motor para puxar por ela ia pôr a vespa a dar muito perto de 130Km/h agora tira as tuas conclusões! | |
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Pcosta
Mensagens : 20 Data de inscrição : 12/09/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 31 Jul 2011, 12:53 | |
| levei a ideia para a frente , pois como tinha dito anteriormente neste tópico o objectivo nao e ter uma vespa para corridas , mas sim pa viagens e sem ter que levar o motor a gritar o caminho todo. Compreendo as vossas opinioes e tenho em conta isso , se ficar a andar mal paciencia erro meu , mas se ficar como espero valeu a pena tudo isto. Tambem tinha referido aqui que uma vespa de um amigo meu tinha este setup e aquilo para mim anda muito bem , a 3 tem uma força enorme , mesmo a subir, com a ajuda dele vou agora efectuar a alteração. eu fiz as contar para esta relação e comparei com o 14/69 e tinha ganhos de velocidade em 70% , e sim 4ª esgotava aos 130 ( era bom ). agora monto e faço uma rodagem depois venho aqui mostrar se correu bem ou mal cumps | |
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maurício
Mensagens : 71 Data de inscrição : 01/02/2009
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 31 Jul 2011, 13:38 | |
| Essa vespa do teu amigo tem esse comportamento porque tem uma caixa curta porque se tivesse caixa longa garanto-te que não tinha esse comportamento não! Só tou a tentar fazer-te desistir da idéia a tempo porque depois é necessário abrir de novo o motor para substituir a desmultiplicação e isso torna-se um bocado chato! Posso dizer-te que também já fiz como tu e quis fazer as minhas experiências não dando ouvidos aos outros e experimentei meter a 24/72 que é uma relação ainda mais curta que a tua e só consegui meter uma vez quarta a descer e ela começou logo a perder velocidade parecia que ia travada! Pensa comigo uma coisa: Se um motor a 50cc com a relação de origem dá velocidade X e não tem força nenhuma, tu queres aumentar a cilindrada para 100cc e obter um aumento de 70% sobre a velocidade de origem?!? Mas isto é apenas mais uma opinião experimenta e depois conta a experência! | |
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L.santos
Mensagens : 145 Data de inscrição : 24/12/2008 Idade : 78
| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 Dom 31 Jul 2011, 15:52 | |
| Já me aconteceu o mesmo que o "mauricio" aqui relata, exactamente o mesmo!!! porque não dei ouvidos a Pessoal experiente,gastei o dinheiro e no final acabei por abrir o motor,tinha ficado uma porcaria. É bom, ouvir sempre as opiniões deste Pessoal experiente na preparação destes motores... eles andam aqui | |
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| Assunto: Re: ajuda com alteração motor pk 50 | |
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