Aqui vai o regulamento técnico dos chaços 2008:
CHAÇOS CUP 2008
Regulamento
3 horas de resistência
CATEGORIAS
50 CC
1 - INTRODUÇÃO
O Mototurismo do Centro, vai organizar em 4 de Outubro de 2008, uma manifestação desportiva de motociclismo denominada Chaços Cup. O evento consistirá numa corrida de Resistência com a duração de Três Horas e irá realizar-se no Kartódromo de Poiares.
Sem qualquer carácter oficial, estas provas destinam-se a sócios e não-sócios do Mototurismo do Centro e destinam-se a fazer reviver antigas glórias da industria motociclística Portuguesa, e não só, no segmento das motorizadas de 50cc. Trata-se fundamentalmente de corridas de cavalheiros com primazia dada à confraternização e em muitos casos ao “baptismo de pista”, em detrimento da classificação final.
2 - SECRETARIADO
O secretariado da prova funcionará:
- Até ao dia da Prova:
Sede do Mototurismo do Centro
E-mail: mototurismodocentro@gmail.com
- No dia e durante a Prova:
Na pista onde será realizada a prova.
- Depois da Prova:
Sede do Moto Clube do Porto
E-mail: mototurismodocentro@gmail.com
3 - JURISDIÇÃO
A manifestação desportiva será levada a efeito de acordo unicamente com este regulamento. Todos os casos omissos e de interpretação serão da responsabilidade do júri da prova.
4 - OFICIAIS DE PROVA
PRESIDENTE DO JÚRI: José Valença
DIRECTOR DE PROVA: Roberto Barbeiro
CHEFE COMISSÁRIOS PISTA: José Coutinho
VERIFICAÇÕES TÉCNICAS: Nuno Feliz
VERIFICAÇÕES DE EQUIPAMENTO: Nuno Feliz
SECRETARIADO DA PROVA: Alexandra Pina
MÉDICO CHEFE DA PROVA: A definir
5– MOTORIZADAS ADMITIDAS
São admitidas MOTORIZADAS de 50 cc com ou sem caixa de velocidades.
As motorizadas deverão cumprir os seguintes requisitos:
6.1. Só poderão ser admitidas motorizadas cujo motor e quadro respeite o ano de produção até 1990 (inclusivé). Só serão admitidos motores de fabricação japonesa com refrigeração a AR. As motorizadas poderão ser de qualquer tipo, reconstruídas, adaptadas ou modificadas.
6.2. NÃO É PERMITIDO TROCAR DE VEÍCULO, NEM DE MOTOR DURANTE A PROVA!
6.3. Não serão admitidos motores alterados na sua cilindrada.
6.4. Não serão admitidos pneus tipo slick.
6.5. É obrigatório possuir um corta corrente a funcionar.
6.6. São obrigatórios os guarda-lamas e a protecção de corrente.
6.7. Travões e suspensões poderão ser alterados e melhorados.
6.8. Terão que ser obrigatoriamente retirados os seguintes equipamentos:
- Piscas (se não integrados)
- Retrovisores
- Descanso central e/ou lateral
- Pedal de arranque (“kick’s”). Exclui-se desta regra os motores de caixa automática
- Guiadores tipo cross
- Pousa pés traseiros
6.8. É obrigatório as manetes terem as extremidades arredondadas.
6.9. O número passa a ser da responsabilidade da equipe. No caso de não ser suficientemente visível as voltas da equipa poderão não ser contabilizadas e não serão aceites reclamações.
6.10. Nas provas nocturnas terão que estar equipadas com uma luz branca na frente e outra vermelha na rectaguarda e que deverão funcionar sempre que o veículo se encontre em pista. O não funcionamento das luzes acarreta a paragem nas boxes para resolução da avaria e só poderá retomar a prova depois de solucionada.
7 – FORMATO DA PROVA
A prova reger-se-á pelas seguintes regras:
7.1. As equipas serão constituídas por um mínimo de 2 pilotos.
7.2. No caso de não existirem voluntários suficientes para o controlo das voltas, as equipas inscritas deverão disponibilizar um elemento para efectuar esse controlo.
7.3. Todos os pilotos inscritos pela equipa são obrigados a participar. Caso motivo de força maior, a equipa que não cumprir este ponto será de imediato desclassificada.
7.4. O Director de Prova tem pleno direito a dar um ou mais “Stop and Go” a qualquer dos pilotos que se encontrem em prova sem que para isso seja obrigado a dar qualquer justificação.
7.5. Qualquer acto de indisciplina, ou falta de respeito pelas decisões do director de prova, comissários ou actos anti-desportivos serão de imediato sancionados com a exclusão da prova e os pilotos implicados não poderão participar em futuros eventos.
7.6. A partida será “Tipo Le Mans”, com o piloto fora da moto de um lado da pista e a motorizada do outro, tendo que correr para ela ao sinal do Director de Prova. E não poderá receber auxílio externo para colocar a moto em andamento.
7.7. Ao reentrar em pista o piloto é obrigado a parar junto do Comissário colocado na saída da Zona de Assistência para verificação do equipamento. O não cumprimento deste ponto será punido com um Stop & Go de 10 voltas.
7.8. Na zona das boxes só é permitido circular com a motorizada desligada e a empurrão, qualquer piloto apanhado a circular nas boxes a equipa será desclassificada. O motor só poderá ser ligado após a verificação do equipamento.
7.9. Não são permitidas Assistências ou Trocas de Pilotos, em pista ou junto às entradas e saídas da Zona de Assistência.
7.10. Todo e qualquer piloto que apresente uma condução Demasiado Agressiva, e que ponha em causa a Integridade Física e a segurança dos outros participantes ser-lhe-ão aplicadas as seguintes penalizações:
Primeira vez Stop & Go de 10 voltas.
Segunda vez Exclusão da equipa e impedimento de participar de futuros eventos.
7.11. Não é permitido sob motivo algum circular em sentido contrário ao da prova, seja com o veículo em funcionamento, seja a empurrão. No caso de avaria o piloto deverá sair de pista o mais rápido possível e caso tenha que se dirigir à Zona de Assistência, deve fazê-lo tendo o cuidado de se manter fora das trajectórias normais e caso tenha que atravessar a pista esperar que a mesma se encontre livre. Para aceder à zona de assistência, terá obrigatoriamente que utilizar a entrada da referida Zona.
7.12. Sempre que seja verificado que um piloto atalhou caminho propositadamente e daí retirou algum benefício, serão retiradas 10 voltas à equipa, caso seja reincidente esta será excluída.
7.13. As motorizadas dos primeiros 6 classificados após a prova terminar, deverão estar ao dispôr da organização para verificação das características das mesmas. Qualquer equipe que se recuse a apresentar o veículo para verificar ou seja detectado em situação irregular, será desclassificada e os pilotos impedidos de participar em futuros eventos.
7.14. Exceptuando os períodos reservados aos treinos oficiais e corridas, é estritamente proibido circular no circuito.
8 – EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO
Os Pilotos são obrigados a utilizar o seguinte equipamento:
PROVAS DE ASFALTO
- Fato completo ou duas peças com protecções de cotovelos, ombros e joelhos incorporadas e protecção de coluna.
- Botas de motociclismo com cano alto.
- Capacete integral ou Capacete modular (neste caso sempre que se encontre em pista este terá que estar obrigatoriamente fechado)
- Luvas em pele com protecções.
O desrespeito por esta obrigatoriedade impossibilita de imediato a entrada do piloto em pista.
9 - NÚMERO MÁXIMO DE EQUIPAS ADMITIDAS
O número máximo de pilotos admitidos em cada Categoria é o seguinte:
TREINOS - 999
CORRIDA – 999
Nas provas com transponder’s estes serão atribuídos por ordem de inscrição PAGA. Caso não haja transponder’s para todos os participantes, as equipes que não o possuam poderão na mesma participar, mas poderão não lhes serem contabilizadas as voltas.
10 - INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas em formulário próprio cedido pela organização (Anexo 2) e pagas no acto, devendo estar na posse do organizador até ao dia da prova.
Equipas inscritas que faltem sem aviso prévio não lhes será devolvida a inscrição.
O custo por inscrição é:
20 Euros por piloto (inclui almoço)
10 Euros para quem pretender almoçar (apoiantes, público em geral).
11 - VERIFICAÇÕES TÉCNICAS E DOCUMENTAIS
11.1 - Verificações Documentais: Secretariado da Prova
11.2 - Verificações Técnicas: Em local a designar pelo Director de Prova
Nenhum piloto pode entrar em pista sem que tenha passado nas verificações documentais e técnicas.
12 - TREINOS
12.1 – Os treinos realizar-se-ão em conformidade com o Director de Prova.
13 - BRIEFING
Considerando de grande importância na definição e esclarecimento dos pilotos quanto às regras a cumprir, estabelece-se como obrigatória a presença de todos os pilotos que integrem a lista de participantes, numa reunião com o Director de Prova à hora e local definidos no Regulamento Particular da Prova.
14 - CORRIDAS
14.1 - As corridas realizar-se-ão em conformidade com o presente Regulamento.
14.2 - Para o bom cumprimento do Programa da Prova, os pilotos sempre que possível deverão estar à disposição do Director de Prova.
16 - SEGURO DE PROVA
Sendo uma prova de carácter particular não existe qualquer seguro agregado à mesma ou aos pilotos.
17 – HORÁRIO DA PROVA
8h30 - 9h30 Inscrição e verificações técnicas 9h30 - 10h00 Treinos livres 10h05 - 10h20 Breifing
10h25 - 11h30 Treinos cronometrados 11h35 – 13h00 Almoço 13h15 Abertura da pista 13h30 Corrida.
18 - RENÚNCIA A TODO O RECURSO CONTRA AS AUTORIDADES DESPORTIVAS ou OUTRAS
Os pilotos, pelo facto de participarem, renunciam a todos os direitos de recurso contra a entidade organizadora, seus representantes ou restantes pessoas envolvidas na manifestação. Seja por arbítrio, seja perante tribunais ou de qualquer outra maneira que não esteja prevista no presente Regulamento Particular, por todos os prejuízos aos quais possam estar expostos em consequência de todos os actos ou omissões por parte da entidade organizadora, dos seus oficiais, representantes ou restantes pessoas envolvidas nesta manifestação, em virtude da aplicação deste RP, ou de todas as regras que possam ser estabelecidas no seu seguimento, sejam elas de carácter complementar ou substitutivo, por todas as causas que daí possam resultar.
19 – SEGURANÇA NO RECINTO DA PROVA
A organização da prova declina toda e qualquer responsabilidade a danos ocorridos dentro do recinto da prova.
Não está autorizada a circulação de veículos motorizados, que não os utilizados pelos pilotos e os da organização perfeitamente identificados.
19 - CASOS OMISSOS
Todos os casos omissos neste regulamento, apelos ou dúvidas na sua interpretação serão julgados e resolvidos pelo Júri da Prova, em conformidade com os preceitos deste Regulamento Particular.
Aprovado pela Direcção do Mototurismo do Centro em 9 de Setembro de 2008