Vespa Racing Portugal

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  WWW.VESPARACINGPORTUGAL.BLOGSPOT.PTWWW.VESPARACINGPORTUGAL.BLOGSPOT.PT  

Compartilhe | 

Como kitar uma smallframe?

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Diabolicus

MensagemAssunto: Como kitar uma smallframe?   Qui 26 Jun 2008, 23:02

Pois é como disse na minha apresentaçao, ando a procura duma mota para prepara la e bem mas com o intuito de andar com ela na estrada...eu gostava que fosse uma smallframe, gosto mais...que modelos existem ou qual o melhor, que preparação posso fazer!!!!Agurado as vossas opiniões,
Abraço,
João Costa
Ver perfil do usuário
mefisto

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qui 26 Jun 2008, 23:27

se fores aus links deste site tens lá muita coisa smal frame, large frame kitanços e dicas para todos os gostos Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ver perfil do usuário
Diabolicus

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qui 26 Jun 2008, 23:36

sim é verdade, mas este mundo é novo para mim, pois dantes so gostava destas motas ao ve-las, agora também quero conhece-las e "meter me" na matéria.na realidade não percebo nada disto....Conto com a vossa ajuda,Abraço
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Sab 28 Jun 2008, 01:19

para small frame o melhor chassi é o da pk e o mais bonito é o da 50s ( minha opinião)

quanto a preparaçoes tudo depende do que queiras gastar pois só no motor consegues gastar muito facilmente acima de 2000euros!!!!!
Por exemplo se quiseres uma coisa em grande e optares por material da falc racing em 4 ou 5 peças ja tens os 2000euros gastos:

- grupo termico falc racing- 600euros
- cambota falc racing- 600 euros
- escape falc racing- 600 euros
- vespatronic - 350 euros

depois ainda falta carburador, embraiagem , desmultiplicação de caixa , rolamentos , etc...etc...

se quiseres um motor com um pouco mais de alma que o normal ja o consegues fazer por valores na casa dos 500/600 euros.

como vês tudo depende do teu orçamento.

vai ao www.et3.it e vê alguns projectos que aparecem por la. tem coisas interessantes Cool
Ver perfil do usuário
gpardal
Admin

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Dom 29 Jun 2008, 01:09

Eh lá!!! Rolling Eyes
...tás a assustar a malta com tantos €€€€!? Laughing Laughing

Também se faz bons artilhos por menos euros.
Mallossi, polini....

Ver perfil do usuário http://WWW.VESPARACINGPT.COM
bugas
Admin

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Dom 29 Jun 2008, 11:09

Se é para andar na estrada, com muito menos euros consegues pôr um motor de PX 200 a andar muito, mas muito bem mesmo http://vesparacingpt.forumeiros.com/mecanica-f1/motor-p200-com-pozinhos-t127.htm estamos a falar de mais de 20 Hp, mas é um motor para largeframe.

Ver perfil do usuário http://vesparacing.110mb.com
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Dom 29 Jun 2008, 20:24

se estamos a falar de artilhanços de smallframe então falemos de material de top Laughing

e eu falei mesmo com o proposito de "chocar"

para utilizar material da polini ou malossi em smallframes e supondo que se fala no 130 polini e 136 malossi pode-se dizer que o polini é um cilindro de guerra, cola, descola, cola ,descola..... sempre a andar Laughing , o mesmo já não se pode dizer do malossi que se não for trabalhado podera ficar danificado num instante.

fazendo um apanhado do que existe a venda para smallframe a nivel de cilindros temos:

cilindrada 75 (pistão 47):

1 - pinasco em cromoniquel
2 - poloni em ferro
3 - dr normal em ferro
4 - dr f1 em ferro
5 - polini hp em cromoniquel
5 - malossi em ferro

deste todos sem duvida que o melhor grupo témico é o polini hp e em segundo lugar vem o pinasco em cromoniquel

cilindrada 80 ( pistão 50mm):

1 - pinasco em ferro - cilindro já fora de produção mas ainda se encontra a venda em algumas casas

cilindrada 102 (pistão 55mm):

1- polini em ferro
2- dr em ferro
3- pinasco em ferro
4 - alfaerre em ferro
5 - pinasco em cromoniquel
6 - malossiem ferro

destes todos escolhia o pinasco em cromoniquel. cilindro de guerra.....

cilindrada 112/115:

1 - malossi 112- é um bom cilindro, contudo é de ferro
2 - polini 115 - sofre do mesmo mal que o malossi Laughing

ate aqui é "plug & play" ou seja...podes tirar o teu cilindro e colocar um destes mas.... tens de alterar a desmultiplicação de caixa

para cilindradas maiores teras obrigatoriamente que colocar uma cambota nova

para cilindros acima de 115 tens várias opçoes dentro das marcas....polini,malossi,zirri,parmakit, quattrini,falc racing, fabrizi racing, etc...( estes penso que estejam por ordem monetaria)
Ver perfil do usuário
Diabolicus

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Seg 30 Jun 2008, 10:31

Obrigado por este esclarecimento pois ajudou me a mim e espero que possa ajudar mais...só umas duvidas, no caso de querer meter um piston maior que 115 tenho de colocar uma cambota nova,como assim?Aligeirar e equilibrar cambota, ou meter uma de outro modelo?Quanto á desmultiplicaçao da caixa, tenho de mexer nela porque?Para mais longa?Obrigado a todos e Abraço,
João Costa
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Ter 01 Jul 2008, 00:37

Diabolicus escreveu:
Obrigado por este esclarecimento pois ajudou me a mim e espero que possa ajudar mais...só umas duvidas, no caso de querer meter um piston maior que 115 tenho de colocar uma cambota nova,como assim?Aligeirar e equilibrar cambota, ou meter uma de outro modelo?Quanto á desmultiplicaçao da caixa, tenho de mexer nela porque?Para mais longa?Obrigado a todos e Abraço,
João Costa

para grupos termicos com cilindrada maior que os tais 115 tens de colocar uma cambota tipo a da pk 125 em que o curso é maior. por exemplo para um motor de smallframe 50cm com pistão 55mm de diametro obtens uma cilindrada mto proxima dos 102 cm mas com uma cambota de uma pk125 com um pistão tb 55mm de diametro obtens uma cilindrada de 125cm.

o calculo da cilindrada tem como variantes não só o diametro do pistão mas tb o curso!

por exemplo o kit malossi 136 usa um pistão com um diametro 57. são só 2 mm de diametro de diferença entre o pistão usado no 102 e o usado no 136 mas... os cursos das cambotas são diferentes!!! dai dar essa diferença grande entre cilindradas.

quanto a caixa terás que a alongar pois se não o fizeres nao vais conseguir andar na vespa com tanta força que ela vai ter!!! ( isto ja para nao falar do material que irias danificar ao andar assim)

eu no meu projecto de smallframe que estou a fazer estou a usar um malossi 136 e carreto 18/63 e posso dizer-te que aquilo esta mto bruto!!! ao rodar punho em 3ª a mota levanta sem fazer qualquer esforço!!!( vou ter de alongar mais a caixa)

num motor de smallframe sem grandes artilhanços, só com um kit pinasco 102, caixa de origem com carreto 14 a vespa fica literalmente sem velocidade de ponta, esgota rapido e consegues mesmo arrancar em 4ª. eu diria mesmo que fica a andar menos embora fique rapida!

mas.... qual é a finalidade que queres dar a vespa???se for para uso diario então o setup que recomendo é o seguinte...

- grupo térmico : pinasco 102 em cromoniquel trabalhado
- instalação electrica: volante magnético hp4 ( no caso de ser um motor de pk ou fl2) ou volante magnético pinasco (no caso de ser um motor de 50s)
- admissão: por lamelas (preferencialmente)
- dellorto 24
- escape: simonini down & forward ou zirri corsa ( em principio estes escapes demoram mto a encher com este setup portanto provavelmente teria que o encurtar um pouco)
- desmultiplicação de caixa: 18/63
- cambota : full circle ( no caso de usar a admissão por lamelas) ou ... cambota trabalhada (no caso de usar admissão normal ao carter)
- carters trabalhado a nivel de admissão e transfers.
- polimentos: culassa , carters( zona da cambota, transfers e admissão), caixa de lamelas.

com este setup a vespa já fica mto boa.

se alguém souber de um setup melhor relacionando qualidade/durabilidade e custos é favor dizer que eu tb gosto de aprender

Cool
Ver perfil do usuário
Diabolicus

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Ter 01 Jul 2008, 12:22

A utilização da mota é mais para dar umas voltas ao fim de semana, pois á semana tou no porto a estudar....A minha ideia é fazer o que disseste mas aos poucos, fazer uma preparaçao progressiva, ver o que se pode melhorar, como e quanto, pois acho que assim consigo fazer uma coisa melhor.Porque se faço tudo de uma vez até posso estar a cometer erros e para mim tá tudo bem...já agora o meu mail é diabolicus.costa@hotmail.com, se quiseres adiciona que o pessoal fala melhor...Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos...Já agora que acham uma 50s de 1965, com a pintura a descascar e alguma ferrugem é para valer quanto neste momento?
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Ter 01 Jul 2008, 23:58

se queres a vespa para andar a dar umas voltas então nem precisas de mudar tanta coisa.

metes o pinasco 102, carreto 16,carburador 19 (que é o de uma pk) volante magnetico pinasco e um escape jeitoso e a vespa já fica mto porreira.

com o setup que eu mencionei anteriormente tens de abrir o motor e ainda tens uma despesa grande em peças, com este setup que referi agora todo o material é plug & play.
Ver perfil do usuário
Diabolicus

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qua 02 Jul 2008, 03:21

o que eu quero mesmo é do tipo:ir descansadinho a dar a minha voltinha e passar me uma scooter a todas, eu acelero e passa lo como um foguete...isso é que me da pica, ou entao passar um carro a todas...lool...fazer desta mota um lobo em pele d cordeiro, n sei s m faço entender....
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qua 02 Jul 2008, 04:16

sim...

uma vespa com o pinasco 102 e carreto 18 fica mais ou menos o equivalente a uma yamaha dt, com o volante magnetico mais leve fica mto mais rapida mas não faz milagres a nivel de velocidade de ponta.....

para velocidades maiores só mesmo alterando a caixa (desmultiplicando-a) e para isso ja implica outros investimentos....
Ver perfil do usuário
bugas
Admin

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qua 02 Jul 2008, 08:45

Julgo que este topico fica melhor na categoria de mecânica, vou mudalo no fim de semana.
Já agora, se o autor do tópico não se emportar mudava tambem o nome do mesmo.
Aceitam-se sugestões para o nome do tópico.

Ver perfil do usuário http://vesparacing.110mb.com
Diabolicus

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qua 02 Jul 2008, 12:40

Quanto a ter de mexer na caixa para melhorar a velocidade de ponta não há problema....se mudar para uma caixa mais longa falando em numeros, o que será que vou aumentar?15km/h?20km/h?Isto são palpites pois até hoje só dei umas voltas numas 50s....bugas quanto ao topico não há problema nenhum de o mudar e a minha sugestao após o que tem sido postado é mesmo:Como kitar uma smallframe?....aceitam se outras opinioes, pois na altura que iniciei o post nunca pensava que ia ser tao detalhado, por isso coloquei o no Geral...Abraço
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qua 02 Jul 2008, 20:30

a velocidade depende da desmultiplicação que usares e do tipo de caixa que usares.

não sei se as 50s que andaste estavam de origem ou alteradas mas se estavam de origem a diferença entre estas e uma com um simples kit 102 é mto mto grande.

Existe um user do forum que tem uma pk alterada com um polini 130, dellorto 24 ,hp4, admissão por lamelas + cambota full circle , carreto 24 e pela experiencia que tenho da mota dele ( posso-te dizer que quase que aposto que eu já fiz mais kms na mota que o proprio dono) o andamento varia mto consoante o escape que ele meter.
com o simonini down & forward consegues esticar uma 3ª ate mto perto dos 115km/h mas metendo 4ª a vespa vai a moer perdendo velocidade de ponta, com o escape pinasco banana a vespa ganha força e embora não consigas esticar tanto as vel ( a 3ª chega ao 100/105) a 4ª aguenta-se mto melhor conseguindo atingir velocidades maiores que os 115km/h.

No ultimo passeio em que andei com essa vespa foi num passeio a aranda do duero, entre salamanca e burgos e a vespa portou-se lindamente! problemas ...ZERO , picanços...alguns e sempre a dar na tola a tudo o que era vespa e que deitava fumo lol!
Ver perfil do usuário
Diabolicus

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qui 03 Jul 2008, 11:03

Sim é verdade são amdei em vespas originais nada de kitanços.... lol! ...entao não há soluçao para ter uma caixa que faça a mota "respirar" bem?Pois pelo que percebi ao mexer na desmultiplicação da caixa ela fica muito longa e a mota morre por assim dizer...qual a soluçao?Mais potencia ou existe algum truque manhoso?Abraço
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qui 03 Jul 2008, 23:34

claro que existe!!!

é a velha questão ...depende do teu orçamento.

existe pessoas que dizem que o cilindro pinasco 102 "aguenta" bem o carreto 18. eu pela experiência que tenho se a vespa tiver unicamente o pinasco 102 prefiro o carreto 16 que é so tirar o carreto 14 e meter o 16 e tenho a vespa a andar como uma dt do que abrir o motor todo para colocar o carreto 18 e depois a mota andar em 3ª e a morrer em 4ª mas isso sao opiniões.

existe pessoal cá no forum a correr com vespas "pequenas" e que te poderão ilucidar sobre as potencialidades de um motor preparado com cilindros 75. o gonçalo pardal é uma dessas pessoas que corre com uma vespa 75 e não fica nada mal ao lado das grandes Cool ( já agora os meus parabens pela brilhante prova em espanha)

normalmente o setup usado nesse tipo de motor é ( mais coisa memos coisa..)

- grupo térmico polini hp75cm^3
- cambota trabalhada
- escape zirri corsa , polini evolution, simonini
- carburador dellorto 24
- colector de admissão mais curto
- carreto 18
- volante magnetico rectificado para ter menos peso ( no trofeu vespa é "obrigatorio" andar parte electrica original podendo esta ser alterada.se não fosse essa condicionante o volante a utilizar era um hp4) + prato de bobinas alterado

o resto são alteraçoes "proprias" de cada equipa portanto terás que descobrir por ti mesmo mas pelo que já mencionei já tiras conclusões.....

um conselho.... estabelece um plafond para gastares na vespa e a partir dai começas a ver o que podes fazer. eu por exemplo para o meu projecto cheguei a parte do escape e preferi esperar mais um mês e gastar 60 contos no dito cujo do que meter uma bosta qualquer que só ia abafar a mota Laughing

em motas a dois tempos um bom escape e uma boa afinação fazem milagres Wink
Ver perfil do usuário
Joao Oliveira

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Sex 04 Jul 2008, 16:28

Tirar todos os kilinhos que estão a mais também é muito importante.

lol!
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Sex 04 Jul 2008, 19:05

sim mas isso já pertence as "manhas" de cada equipa Smile no meu caso os kilinhos já estavam tirados por natureza pois peso uns 53 kg!!! Laughing

afro
Ver perfil do usuário
paulolgs

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Qua 07 Jan 2009, 09:51

Boas.

Na minha apresentação fiz algumas perguntas que acho que podem ser respondidas aqui.

Tou com a mesma ideia do Diabolicus de preparar uma small frame (FL2) para ir a algumas provas, mas quero também poder andar na estrada com ela.

Quanto é que me custaria +- fazer o setup de 75 que o pauloviana falou?

pauloviana escreveu:

normalmente o setup usado nesse tipo de motor é ( mais coisa memos coisa..)

- grupo térmico polini hp75cm^3
- cambota trabalhada
- escape zirri corsa , polini evolution, simonini
- carburador dellorto 24
- colector de admissão mais curto
- carreto 18
- volante magnetico rectificado para ter menos peso ( no trofeu vespa é "obrigatorio" andar parte electrica original podendo esta ser alterada.se não fosse essa condicionante o volante a utilizar era um hp4) + prato de bobinas alterado
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Sex 09 Jan 2009, 22:44

preços tirados da sip....

grupo térmico :

http://www.sip-scootershop.com/Products/14001900/Racing+cylinder+75cc+POLINI.aspx

cambota trabalhada: ( tens mta coisa. depende do que quiseres gastar)

http://www.sip-scootershop.com/Products/45062000/Racing+crankshaft+Vespa+PK50XL.aspx

escapes:(tens mta coisa. depende do que quiseres gastar)

polini evolution - http://www.sip-scootershop.com/Products/20002690/Racing+exhaust+Evolution.aspx

simonini - http://www.sip-scootershop.com/Products/15400000/Racing+exhaust+SIMONINI+V50PV.aspx

zirri - http://www.sip-scootershop.com/Products/40334000/Racing+exhaust+Corsa+ZIRRI.aspx

carburador:

http://www.sip-scootershop.com/Products/40020000/Carburetor+DELLORTO+PHBH+28.aspx

( este é um 28 mas a diferença de preço não é mto)

colector de admissão mais curto - tens de o mandar fazer ou então metes um colector normal mas para o carburador em questão

carreto 18 :

http://www.sip-scootershop.com/Products/15350000/Upgear+kit+PKRushPK+XL2FL2.aspx

aqui existe alguma variação do material.... tens a mesma desmultipicação com menos peso mas mais cara ( polini) e algumas desmultiplicações existem em 2 formatos ( dentes direitos ou não) .

volante mágnetico:

hp4 - http://www.sip-scootershop.com/Products/50010000/Flywheel+special+HP4+1000g.aspx

as alhetas para desbastar o prato original .... http://www.sip-scootershop.com/Products/50001000/Fan+Vespa+HP4+flywheel.aspx

este é o setup a nivel de parte eléctrica mais barato mas existem outros... Very Happy

http://www.sip-scootershop.com/Products/50006000/CDI+ignition+VESPATRONIC+Vespa.aspx

http://www.sip-scootershop.com/Products/75043120/CDI+ignition+PARMAKIT+PKXL.aspx

etc...

ao fazer uma vespa para andar nas brincadeiras a primeira coisa que terá que ser pensada é no "setup segurança" , ou seja, boas "sapatilhas" e bons amortecedores e só depois começar a pensar no resto.

Uma boa ciclistica faz milagres... Wink
Ver perfil do usuário
Hélio cordeiro

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Sab 10 Jan 2009, 10:57

Para se fazer uma vespa mais ou menos ainda se gastam alguns euros,nem se pode fazer contas no fim para não se assustar. affraid .eu tb tou a fazer uma, com alguns restos de material que aqui tenho por casa.o cilindro foi uma dessas coisas,um polini 130,tb ja tenho cambota..agora falta o resto.. lol!
Ver perfil do usuário
vespa68pt

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Seg 12 Jan 2009, 18:19

O orçamento do pauloviana (obrigado!) pressupõe a aquisição de todo o material, novo e de boa qualidade. Obviamente que com alguma criatividade, uns "restos" de garagem e umas trocas e baldrocas se consegue participar nas resistências por menos €€€. em suma, tudo depende das aspirações e exigências de cada um...

A Minis Team da qual faço parte, por lá tem andado, com um orçamento muito mais reduzido, muitas minis e divertimento à mistura. Já valeu o 3º lugar na classe na ultima de Abrantes mas os nossos objectivos estão longe de ser os resultados desportivos. Divertir e aprender, acima de tudo.
Ver perfil do usuário
pauloviana

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   Ter 13 Jan 2009, 01:32

exacto!!!

pediram preços do material e eu só me dei ao trabalho de ir ao site da sip Very Happy

mesmo em algumas peças novas mencionadas por mim conseguem-se preços melhores noutras casas, é uma questão de procurar ... afro

mesmo com "material de prateleira" conseguem-se fazer boas maquinas, utilizando-se a imaginação, alguma informação que anda pela net e na cabeça de algumas pessoas study , umas reduções de peso... como costumo dizer... tudo se faz Cool

acho mto mais importante investir inicialmente num bom setup de segurança ( pneus e suspenções) que a montar um "motor bomba".
Sem ciclistica não se faz nada mesmo que se tenha um canhão lol!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como kitar uma smallframe?   

Como kitar uma smallframe?
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Como postar as fotos
» Polir Jantes. Alguem sabe como?
» moscas no canil como minimizar???
» como tratar melhor do meu tico
» Colocar o motor impecável :: como limpar?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vespa Racing Portugal :: Vespa :: Mecânica-
Ir para: